Curso: Tutoria On-line
Tutores: Aline Cerqueira e Rangel Costa
Cursistas: Rosilma Lobato Pinheiro e Thaís Machado da Pontes
Macapá-AP, 25 de agosto de 2010 (quarta-feira)
O papel do tutor na utilização das ferramentas colaborativas
No artigo de Lina Morgado, “O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades”, as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) “vêm colocar novas questões e exigir um reposicionamento de perspectivas, tanto no campo do ensino superior como no do ensino a distância, criando mesmo novas necessidades na educação e na formação dos indivíduos para o século XXI”.
Lina Morgado apresenta aspectos críticos sobre o ensino on-line, os quais foram baseados nos estudos feitos em Palloff & Pratt, Fullmer-Umari e Salmon: a dimensão do grupo em relação com os objetivos do curso, gerando dificuldade no gerenciamento do professor; o tempo quer pedagógico ao que se refere seu aproveitamento; a comunicação num ambiente assíncrono, requerendo um espaço planejado e a efetivação de uma comunidade de aprendizagem comprometida com uma abordagem construtivista.
Os pontos levantados acima fundamentam a construção de um cenário interativo e colaborativo ao que se refere à aprendizagem, caracterizando o professor como emergente nesse processo de consolidação do ensino on-line.
Fatores de grande importância para construção de um contexto de aprendizagem na EAD, tais como: visibilidade, feedback, materiais e permanência, logo gerenciado pelo professor.
O tutor com uma postura emergente na defesa das concepções atuais sobre a EAD, um novo fazer educacional e no segundo, o professor diante de impasses em contextos de ensino on-line, apontando a tecnologia como meio as suas potencialidade e virtualidades.
Nesse sentido, a utilização das ferramentas de colaboração, possibilitam ao aluno o acesso às fontes utilizadas para a realização dos cursos on-line. São muitas as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas de EAD. Desta forma, para melhorar o desempenho do processo ensino-aprendizagem, é imperativo a “seleção criteriosa”, pois dependendo da funcionalidade aplicada a cada uma das ferramentas, a sua seleção pode tornar-se redundante. Assim, é fundamental que a utilização das mesmas estejam inseridas no desenho instrucional do curso.
A criatividade torna-se um diferencial quando nos referimos à utilização pedagógica de uma determinada ferramenta; a mesma pode ser utilizada de diversas formas.
As ferramentas agrupadas abaixo possuem características semelhantes, porém apresentam especificidades apresentadas na tabela a seguir:
FERRAMENTAS CARACTERÍSTICAS
Fórum X Bate-papo
A diferença entre estas ferramentas consiste na forma como a comunicação ocorre; no fórum a comunicação ocorre assíncronamente enquanto no chat, síncronamente. O chat tem um incoveniente, pois exige que todos os participantes estejam conectados em determinada hora, excluindo, desta forma, os que não estão disponíveis no horário marcado, fugindo assim da proposta da EAD. Outro incoveniente do chat é que ele não “grava” as informações debatidas. No fórum, as mensagens ficam registradas e podem ser acessadas a qualquer momento, possibilitando que algum assunto discutido e colocações feitas sejam revistas. Isso possibilita que o aluno verifique, ao longo do curso, a evolução de sua aprendizagem em relação a um determinado assunto discutido.
Mural X Quadro
de Avisos
Selecionar o mural e o quadro de avisos para um mesmo curso pode torná-los redundante, considerando que a única diferença entre estes é a opção, no mural, do aluno estar apto ou não a inserir mensagens.
Bibliografia X
Biblioteca
É imprescindível que o desenvolvedor do curso saiba distinguir a funcionalidade de cada uma dessas ferramentas. Na bibliografia devem ser inseridos os materiais utilizados no conteúdo do curso, já na biblioteca materiais diversos relacionados a assuntos estudados no curso.
Diário de Bordo e Webmail Faz-se necessária a utilização do Diário de Bordo como ferramenta de registro do cursista, que através desta poderá manter diálogo assíncrono somente com o tutor, e a partir daí expor suas dificuldades e sobretudo, ter controle de sua produtividade e interação no Curso. O Webmail, também ferramenta assíncrona do ambiente, possibilita ao cursista a correspondência com a tutoria e colegas de turma, podendo este direcionar e-mail para todos, ou para grupos ou indivíduos que ele desejar, divulgando sites, blog’s, convites para textos colaborativos, enfim, uma diversidade de possibilidades.
Referências bibliográficas
JAEGER, Fernanda Piires. e ACCORSSI, Aline. Tutoria em Educação a Distância. Disponível em:
MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades. In: Discursos. Série, 3. Universidade Aberta, 2001. p. 125-138.
Disponível em:
Acesso em: 19 fev. 2007.
Acessado nos sites: http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/as-funcoes-tutor-online.htm e http://www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/vol1_1/1_ferramentas.pdf
Curso Online
A busca por profissionais de EAD vem se tornando uma realidade cada vez mais consistente. As Instituições de Ensino (Faculdade, Universidades e Escolas) estão em constante elaboração e desenvolvimento de projetos em EAD . O E-learning corporativo tem um crescimento médio de 60% ao ano. Atualmente no Brasil, estima-se, que já temos mais de 3 milhões de alunos matriculados em programas de educação a distância. Em 2007 a Universidade Aberta do Brasil esteve presente em 289 municípios e a quantidade de propostas recebidas para 2008 ultrapassa o dobro deste número.
http://www.eadvirtual.com.br
acessado no site 25/08/2010: http://cidaderiodejaneiro.olx.com.br/curso-formacao-de-tutores-em-ead-tutoria-online-iid-5983672
http://www.youtube.com/watch?v=-ES12V-FXM0
Nenhum comentário:
Postar um comentário